quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Vovó ainda assiste tv

Bem,

Tow começando a achar que, apesar do tema ser convergência e o colóquio ser sobre jornalismo cultural, esse assunto será debatidomuito pouco . Os espaços, até agora, parecem mais uma forma de fazer apologia à internet, defendê-la, falar dela como o novo salvador da liberdade de expressão e da democracia da notícia e da cultura do mundo. Parece aquela coisa mcluhaniana de aposta total em cima das inovações tecnológicas, como discutíamos no Mídia Ativa.
As novas mídias não vão salvar o mundo. Assim como a televisão e o rádio, a internet apresenta suas ferramenteas, inclusive em paralelo com estas outras mídias, que estão longe de acabar - embora os defensores da internet avisem sobre seus passos derradeiros. Nesse sentido, a internet é nada mais que uma ferramenta, que dependerá apenas de quem a utiliza, de quem com ela trabalha para mudar algumas coisa. Politicamente, continuamos na mesma situação de quando a tv ou o rádio começaram a se pacificar, então, poucas são as possibilidades de reais mudanças com a internet hoje em dia.
Na minha opinião, o colóqui deveria discutir muito mais a produção de conteúdo do jornalismo cultura na (ou da) internet, e não apenas elogiá-la sem qualquer desconfiança. O vislumbre é grande, mas a iniciativa de mudança ainda é pouca.
Vovó ainda assiste tv, sentada no sofá. E bate palmas para o Sílvio Santos no domingo de tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário